Você sabe compor uma imagem? – Parte 3


Bem vindos para a terceira e ultima parte da serie “Você sabe compor uma imagem?”. Nas duas primeiras partes abordei sobre enquadramento e cortes na hora da composição da foto. Agora um assunto um pouco mais avançado, mas ajudará tanto os inexperientes como os mais experientes, vou falar sobre o controle de branco (White Balance) e como utilizar melhor o flash da câmera.

 WHITE BALANCE

Vamos as explicações básicas: o White Balance da câmera é o controle de branco na hora de fotografar para se ter uma fidelidade de cores corretas sobre o assunto fotografado. Esse controle de branco esta ligado à temperatura de cor da foto.

“Isso explica porque eu tenho fotos azuladas quando fotografo de dia? Eu estou usando uma temperatura de cor errada?”

Errada não, incorreta. Tudo vai depender do resultado que você vai querer.

Mas vamos supor que você queira fotos com a fidelidade de cor, sem oscilações pro azul ou o magenta. Você vai na sua camera e clica na função White Balance (WB), lá você vê vários símbolos, que normalmente são esses:


Mas como funciona na pratica? Eu fiz algumas fotos como exemplo para ajudar a entender.


Dayliht/Ensolarado: Usado para dias de Sol, a temperatura de cor é de aproximadamente 5.500K (Kelvin).

 Cloudy/Nublado: Usado para dias de muitas nuvens OU local com sombra. Temperatura de cor é de +-6.000K

 Shade/Sombra: Usado nas mesmas condições que o anterior. Temperatura de cor é de +-7.000K

 Tungsten/Tungstênio/Lampadas Incandescentes: Usado em ambientes com luz de tungstênio, as lâmpadas que normalmente temos em casa e são mais amareladas. A temperatura de cor é de +- 2.400K.

 Fluorescent/Fluorescente: Usado em ambientes com lâmpadas e luz flurescentes, também temos em casa e são luzes azuladas. A temperatura de cor é de +- 3.200K (alguns livros dizem que podem chegar ate 7500K, mas não tenho confirmação desta informação).

Flash: Modo para se usar quando utilizamos o flash da câmera. A temperatura de cor é de +-5.700K (Infelizmente eu esqueci de fazer foto de exemplo, não me xinguem muito por favor)

“Ok, tudo lindo mas porque você ta pondo o valor da temperatura em Kelvin animal??”

Algumas câmeras, principalmente DSLR ou Hibridas, possuem a medição do WB em KELVIN. E isso pode ajudar a fazer os cálculos de temperatura de cor caso queira.


FLASH

Aposto que a maioria dos possuidores de câmeras compactas e hibridas reclamam do flash que existe em suas câmeras. Reclamam que o rosto fica chapado ou que fica tudo branco ou que o fundo fica escuro e por ai vai.

O flash que existe nas câmeras, conhecido também como “Fill Flash”, é um flash de preenchimento. Ou seja, serve para preencher uma possível falta de luz que há no ambiente onde o objeto fotografado esta. Mas como evitar que as fotos possam estourar ou ficarem com uma cor estranha?

Nas compactas atuais e hibridas quando for em opções/option é possível reduzir ou aumentar a potencia do Flash. Se não esta conseguindo achar esta opção verifique se mudando o modo da câmera de “automático” para “manual” ou “program” você possa achar. Caso ainda não encontre esta função leia o manual da câmera e verifique se o mesmo existe.

Outra solução é usar o papel manteiga, que normalmente você tem na cozinha, como difusor colocando um pequeno pedaço no flash da câmera.

DICA: Você quer fotografar alguém com uma bela paisagem atrás, mas o sol atrapalha fazendo contra-luz e você não consegue fotografar a pessoa. O que fazer?

Resposta: Use o flash, ele irá preencher a pessoa com luz e você poderá ter a pessoa e o cenário ao fundo. 


Eu ainda iria falar sobre iluminação, porem, o post ficou maior que eu imaginava então deixarei este assunto mais para frente. A Parte 4 será para responder qualquer duvida que vocês possam ter. Deixe nos comentários a sua dúvida ou apenas diga o que achou e o que espera para os próximos posts!

Ate a próxima!

No Response to "Você sabe compor uma imagem? – Parte 3"

 

Arquivo

Seguidores

Parceiros

Cosplay Online