Na ultima sexta-feira, 23 de setembro, viajei junto com a Amanda para Paraty para comemorar seu aniversário (Parabéns mais uma vez amor!) e aproveitamos a data para prestigiar o evento Paraty em Foco. E posso dizer que nos dois saímos do evento maravilhados.
Para quem não sabe o Paraty em Foco esta em sua sétima edição e“é um festival que celebra a fotografia como arte, mesmo áreas da fotografia como a documental e o fotojornalismo são vistas no festival pelo seu lado artístico. Recentemente o PEF foi considerado pela revista TIME como sendo um dos 10 festivais de fotografia mais importantes do mundo e, se olharmos atentamente a grade de programação de cursos, palestras, entrevistas, mesas redondas, exposições, projeções e demais eventos, fica claro que essa classificação é mais do que justa.”
Quando comecei a fotografar e conhecer mais este universo eu já ouvia falar do Paraty em Foco, sempre me interessei em ir e conhecer outros lados da fotografia. Quando chegamos no centro histórico o que mais eu pude ver foi câmeras. Automáticas, híbridas, semi-profissionais, médio formato, analógicas (pela graça de deus!) e ate Lomos encontrei por la.
Todas estavam lá para dizer o que realmente acontecia por la. Em todo o canto durante os 3 dias de evento que estive presente sempre via características individuais se revelando. Idéias foram surgindo e o melhor de tudo conhecimento foi sendo espalhado da forma mais pura e simples.
Antes de viajar já tinha ficado interessado na palestra/debate/mesa redonda com o tema “Memória do Futuro” que teria como mediador o fotografoGeraldo Garcia, que eu já conhecia o trabalho através das impressões em fine art do seu estúdio o Imagem Impressa, e fiquei interessado em participar. Foram 2 horas que mudaram todos os meus conceitos que eu poderia ter sobre o meu #futuro profissional.
Lembrar dos mal que o Facebook é para os fotógrafos (para quem não sabe o FaceBook se apropria das suas fotos quando você faz upload para a rede social), tive que finalmente aceitar que preciso me re-organizar com relação as minhas fotos e o melhor: aceitar que 80% das minhas fotos não tem importância cultural para um futuro.
Aconselho a todos a lerem o resumo sobre esse deabte no Blog do Paraty em Foco: http://paratyemfoco.com/blog/2011/09/veremos-as-fotos-de-hoje-amanha-por-andre-americo/
Quero e vou passar o que aprendi neste evento adiante, fazer a discussão sobre o #futuro crescer e ter mais adeptos para que todos estejam cientes que precisamos olhar para frente e nos preparar.
1 Response to "Paraty em Foco 2011"
Lembro que ano passado quando fui viajar para o Petrópolis com a faculdade a gente deu uma rápida passada em Paraty (nós ficamos umas 2h só) e estava acontecendo esse evento, queria dar uma fuçada, mas era fuçar e ser esquecida pelo bus da faculdade hahahaha! Poxa, muito legal, fiquei com vontade de ir.
Postar um comentário