É justo quanto você cobra?

Estamos voltando a programação normal! Peço desculpas pela ausência da semana passada, eu queria estar hoje falando da novidade do blog porém, ela ainda não esta pronta. Então fica pro próximo post (we hope so).

E aproveito para agradecer as mais de 900 visitas no blog em menos de um mês de existência! Fico feliz que as pessoas estejam visitando e lendo, só poderiam comentar mais né? Enfim, vamos ao post.

Sou fotógrafo há quase quatro anos e já me deparei com várias situações, de cômicas à trágicas. Uma das situações que mais passo é a negação na hora de passar o orçamento, onde o que mais ouço é:

“Poxa mais ta um pouco caro heim?”

“Fulano faz por tanto, não tem como fazer também?”

Ai você vai, negocia com o cliente, explica o porquê do preço e etc e não adianta. A pessoa continua achando caro e olha que já ofereci um serviço de 200 reais e a pessoa disse que achava caro!

Hoje no meu twitter (@shinji_mamoru) eu fiz a seguinte pergunta:

“Quanto vocês acham q vale um book com 100 fotos + tratamento + cd + impressão de 20 fotos?”

Recebi algumas respostas e gostaria de compartilhar:

@thundertk: 200 a 300

@piperi: olha eu acho que depende da pessoa; mais em media uns 250-500 reais; esticando pra 750-1000

@pedro_hoffmann: isso varia do profissional. Se já tem nome ou não. Acho que a média deve ficar entre uns 450 a 750

@tekarj: paguei, na época, 800 pilas pelo meu book com 8 fotos + CD com não me lembro quantas fotos (poucas) em CD - acho q 60 fotos

@cammycherry: Uns 1400 reais? :( Tenho noção 0 de preço, ainda mais pra essas coisas D=

Hm.. deixa eu pensar. Uns 500 reais? Mas isso só pelo trabalho, né? Porque tendo que alugar estúdio fica mais caro!

@tangBR: Recomendo algo por volta dos R$300 a R$400 já q vai ter todo esse trabalho.

@wmarote: acho q uns 400, 450 reais por esse serviço um preço justo


No geral ficou entre 300/750 reais. E vou dizer que pode ser quase isso. Vamos fazer um calculo em função desta situação: book com 100 fotos, externas, tratamento de imagens, impressão e CD.

Primeiro vamos aos gastos variáveis, que normalmente são da sessão fotográfica, que você tem:

- Quantidade de cliques
- Deslocamento ao local
- Gasto com assistente/maquiador
- Gasto com entrada do local (ex: Jardim Botânico)
- Tempo gasto para tratamento de fotos
- Impressão de fotos
- CD

Agora aos gastos fixos, que acontecem independente de como for a sessão:

- Depreciação do equipamento
                * Câmera fotográfica
                * Objetiva
                * Computador
                * Cartão de Memória
- Luz
- Tempo

Agora você pega todo esse valor que é X e adiciona mais X, ou seja, sua mão de obra será 100% o valor dos gastos variáveis + os gastos fixos. Esse seria o ideal, fazer a lista de TUDO que você gasta para fazer o valor correto.

Numa situação dessas eu cobraria, em função da minha situação atual e desconsiderando alguns fatores, algo entre 650/800 reais. É o preço que eu acho justo e porque eu sei do que sou capaz;

“Mas quanto você cobra?”

Você não sabe? A imagem abaixo tem uma pequena tabela que eu fiz com uma base de preços. Leiam e pensem se é justo ou não. Até a próxima pessoal!

No Response to "É justo quanto você cobra?"

 

Arquivo

Seguidores

Parceiros

Cosplay Online